terça-feira, 8 de abril de 2008

Nota de Apoio do DA de Comunicação Integrada da PUC São Gabriel

Nota de solidariedade aos estudantes agredidos no IGC – UFMG e em repúdio à invasão policial na Universidade Federal de Minas Gerais

O Diretório Acadêmico de Comunicação Integrada da PUC São Gabriel manifesta o repúdio e indignação diante da invasão policial e agressão aos estudantes do IGC na última quinta-feira, dia 3 de abril.

Manifestamos nossa solidariedade aos estudantes agredidos e a todos os estudantes que lutam por democracia e livre direito de manifestação e mobilização dos estudantes.

Como se pode admitir, em pleno exercício do tão decantado “estado democrático de direito”, que tropas da Polícia Militar invadam uma Universidade e agridam estudantes? Quem autorizou tamanho disparate de autoritarismo?

Nos solidarizamos com a justa Greve deflagrada pelos estudantes que desde a semana passada mantém-se mobilizados denunciando a truculência policial e em luta por democracia.

Estamos do lado dos alunos em greve e que exercem seu legítimo direito de lutar por democracia e liberdade de organização, liberdade de expressar idéias, liberdade de debate. A ocupação da reitoria é neste momento o mais pleno exercício da liberdade.

O grande teatrólogo alemão democrata e revolucionário Bertolt Brecht já dizia: “Do rio que tudo arrasta se diz violento, porém ninguém diz violentas as margens que o comprimem”.

Neste mesmo momento, em Brasília, os estudantes da UNB corajosamente ocuparam todo o prédio da reitoria exigindo mais bolsas de estudo, mais verbas para a educação pública, e democracia na Universidade. É a luta comum que une os estudantes brasileiros.

Gostaríamos de fazer chegar até os nossos COMPANHEIROS da UFMG nosso fraternal e caloroso abraço, e gostaríamos que saibam que podem contar com nosso apoio.

Belo Horizonte, 7 de abril de 2008.

8 comentários:

zecalixto disse...

caros lutadores da liberdade de expressão!
o Centro academico de Filosofia da USP esta elaborando uma nota de apoio à luta de voces e lançando uma campanha nacional do M.E.! Que todos os CA's do brasil passem o filme Maconha Grass em apoio a causa de vocês. FORA PM dos Campus! LEGALIZE! DESCRIMINALIZE! MARCHA PELA MACONHA 2008!VIVA O ME de OCUPAÇÃO!

Debris disse...

sugestão: coloquem um layout mais leve aqui. simples, um fundo branco. torna a leitura mais fácil e gradável, além de causar melhor impressão.
nos vemos na reitoria. Débora

Thiago MAF disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Thiago MAF disse...

A Marcha da Maconha elaborou uma Moção de Repúdio à Violência Ocorrida na UFMG.
http://www.marchadamaconha.org/blog/

Unknown disse...

Os estudantes da UNIFAL-MG apóiam e manda forças para o movimento, dando ênfase na luta pela liberdade de expressão e sendo contrario a qualquer ato de violência contra o estudante. Uma nota oficial de apoio está sendo feita pelo DCE-LF e esperamos entrega-la em breve.

FORÇA PARA O ME de OCUPAÇÃO...
VOCÊS NÃO ESTÃO SOZINHOS...
A LUTA CONTINUA...

Carlos Braga disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Carlos Braga disse...

"Comentário excluído

Esta postagem foi removida pelo autor."

Agora vem me falar de liberdade de expressão.

Geografia_PucMinas(Coreu) disse...

Nós, alunos do curso de Geografia da PUC Minas - Campus Coração Eucarístico, estamos apoiando a manifestação contra a ação abusiva da PMMG no Instituto de Geociências(IGC).

Concordamos com a total liberdade de expressão na exibição do filme "Grass".
Acreditamos que alguns paradigmas sociais referentes a temática "drogas" devem ser discutidas nos meios acadêmicos sem qualquer tipo de repressão.

Sabemos que o Estado de Minas Gerais possui uma polícia conservadora, que não permite certos discursos, inibindo as manifestações sociais.
Não há como desconsiderar o papel conjunto da mídia que, vinculada ao poder do Estado, esconde questões que passam na cabeça de todos nós: educadores, estudantes e principalmente questionadores do atual sistema.

Gostaríamos de dizer que o curso de Geografia da PUC Minas(COREU) está apoiando e discutindo os atuais acontecimentos com os alunos da UFMG.
Posso estar equivocado mas acredito que tal fato não é realidade, uma vez que não verificamos uma posição explícita do curso e do Diretório Acadêmico sobre o assunto.

Gostaríamos de desejar total força aos alunos e um estritamento dos laçosPUC/UFMG.



obs: gostaria de postar essa mensagem na página inicial do blog com a ajuda do administrador.
Obrigado.