segunda-feira, 14 de abril de 2008

Carta de desocupação

A Reitoria da Ufmg foi ocupada na 2a feira passada, dia 7, por estudantes que estavam indignados com os fatos ocorridos no dentro da Universidade, especialmente a invasão da Policia Militar ao campus e a falta de um posicionamento concreto do reitorado. Viemos agora comunicar, com um certo atraso, a saída dos estudantes do prédio, ocorrida na 5a feira, dia 10 à noite. Tal demora se deu por uma serie de motivos, incluindo aí o próprio cansaço e desgaste dos ocupantes. No entanto nem a desocupação nem o desgaste impediram que a luta pelas nossas reivindicações continuasse. Outras formas de atuação já vêm acontecendo que não a ocupação, todas discutidas em assembléias com os estudantes, como a formação de comissões para encaminhar e tratar de alguns pontos que não foram resolvidos e para continuar a lutar por algumas pautas que não foram atendidas. Quanto a estas, nem todas foram atendidas, pelo menos não exatamente como queríamos, mas ainda assim julgamos a ocupação como vitoriosa e consideramos que o melhor a se fazer naquela hora era se retirar da Reitoria, por questões internas.
Conseguimos com nossa luta que mais um estudante fosse incluído na comissão de sindicância instaurada pela Reitoria, um estudante escolhido pela assembléia, apesar de que continuamos achando que o aluno escolhido e defendido firmemente pela reitoria com um autoritarismo desmedido não representa o conjunto dos estudantes. Conseguimos que a universidade se retratasse perante a sociedade pelos acontecimentos e também que a reitoria auxiliasse os estudantes que entrarão com denuncias contra a PM. Conseguimos também iniciar a discussão sobre segurança pública, dentro e fora da universidade e que sejam realizados seminários não somente sobre esse tema, mas também sobre o convenio da UFMG com a PM e outras opressões vivenciadas por alunos dentro do campus como a homofobia. Outras vitórias foram às audiências públicas realizadas com o Reitor e o comprometimento deste em continuar realizando essas audiências mensalmente e que o Conselho Universitário seja televisionado para os estudantes. Mesmo com essas vitórias não podemos esquecer que os estudantes não tiveram todas suas pautas atendidas e que agora é também um momento em que devemos fazer uma reflexão sobre a ocupação como um todo e criticas quanto aos problemas enfrentados,tanto interna tanto externamente.
Mas a luta continua, por isso convocamos todos os estudantes a participarem das comissões e das assembléias estudantis. Esse blog continuara funcionando, agora relatando os avanços das comissões e as deliberações das assembléias, alem de qualquer fato relevante relacionado com a ocupação ou a invasão da PM. A próxima assembléia será realizada nesta 4a feira às 12h na Arena da Fafich. Contamos com a participação de todos.


Assembléia Geral dos Estudantes

Nenhum comentário: